background img

Resenha - Precisamos falar sobre o Kevin de Lionel Shriver


Blog: Estúdio Literário
Resenha: Precisamos falar sobre o Kevin
Autor (a): Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento (Brasil): 2012
Gênero: Adolescentes (meninos), Ensino Secundário, Massacre, Ficção.


Sinopse: Para falar de Kevin Khatchadourian, 16 anos – o autor de uma chacina que liquidou sete colegas, uma professora e um servente no ginásio de um bom colégio do subúrbio de Nova York –, Lionel Shriver não apresenta apenas mais uma história de crime, castigo e pesadelos americanos: arquiteta um romance epistolar em que Eva, a mãe do assassino, escreve cartas ao marido ausente.
Nelas, ao procurar porquês, constrói uma reflexão sobre a maldade e discute um tabu: a ambivalência de certas mulheres diante da maternidade e sua influência e responsabilidade na criação de um pequeno monstro.
Precisamos falar sobre o Kevin discute casamento e carreira; maternidade e família; sinceridade e alienação. Denuncia o que há de errado com culturas e sociedades contemporâneas que produz em assassinos mirins em série e pitboys.
Um thriller psicanalítico no qual não se indaga quem matou, mas o que morreu.
Enquanto tenta encontrar respostas para o tradicional onde foi que eu errei? a narradora desnuda, assombrada, uma outra interdição atávica: É possível odiarmos nossos filhos? 


Olá pessoal, tudo certinho?! 
Hoje vamos falar um pouquinho sobre Kevin!


“Um livro obrigatório por inúmeras razões; uma bofetada a cada página. Nunca gostei de apanhar, mas este livro me nocauteou e ainda terminei dizendo: Quero mais.” – O Globo



Sinceramente não sei por onde começar, para falar desse livro, Bom precisamos falar sobre Kevin narrará a vida de Eva Khatchadourian, sua vida, seu emprego, seus gostos, seu casamento com Franklin e principalmente seu relacionamento com o filho Kevin, que é um psicopata. Pronto falei! Ele é um psicopata e matou um monte de gente, e o ponto mais brilhante dessa história é o por quê? E Eva está em busca desse por que, ela perdeu absolutamente tudo, família, amigos, a empresa que ela tanto amava, enfim sua vida, e ela está devastada com os acontecimentos da tal “quinta-feira”.

Em busca deste por que ela começa a escrever cartas para Franklin, que não está mais com ela, e é assim que a história é narrada do inicio ao fim, temos a história do casamento de Eva e Franklin, a decisão em ter um filho, a gravidez, o nascimento e o crescimento de Kevin, E sua vida atual depois de tudo o que Kevin fez. A única crítica que tenho a fazer é o inicio do livro, acho que o livro se prende muito na fase infantil de Kevin, mesmo sendo interessante torna-se um pouco enfadonho, e a leitura fica um pouco arrastada, porém tirando esse excesso de folhas, vamos dizer assim é uma história extraordinária.

A Eva está completamente destruída psicologicamente, por toda sua convivência com Kevin, principalmente nos últimos anos de vida, Kevin sempre foi uma criança, problemática, mesmo sendo muito inteligente, tive a impressão que ele usava toda sua inteligência para atormentar a mãe, Kevin foi uma criança muito esperta e perturbadora, todas as famílias da vizinhança, tinham certo receio em se aproximar dele, e por isso ele nunca brincava com outras crianças, também nenhuma pessoa que era contratada para ficar com o Kevin quando Eva decidiu voltar para a empresa, ficavam na casa mais de alguns dias.

Kevin desde pequeno se mostrou completamente diferente, tínhamos uma criança que demorou a falar, não brincava e largou a frauda, somente aos seis anos, por um motivo, fantástico, uma das melhores partes do livro, foi quando ele largou a frauda, e essa mesma frauda que era usada para mais uma vez afetar o psicótico de Eva. Passado os anos Kevin cresceu e continuou a provocar a Eva de todas as maneiras possíveis, até se masturbar com a porta do banheiro aberta fazendo barulhos altos para que a mãe pudesse ver, ele fez; apesar dele ser muito inteligente, ele não se esforçava para fazer absolutamente nada.

Segundo Eva, ele não sofria nenhum preconceito na escola, o que outrora poderia “justificar” o que ele fez naquela tal quinta feira, ele era respeitado na escola e todos tentavam manter uma distancia segura, também não demonstrava nutrir alguma paixão por alguma garota da escola, e nem sofreu nenhum desilusão amorosa, então te pergunto: Por que ele fez isso?
  
No decorrer da narrativa e nutri um ódio particular por um personagem, e não era o Kevin (preciso assumir que tenho um fraco por personagens peculiares como Kevin, ou Téo de Dias Perfeitos, de Raphael Montes). Contudo, comecei a odiar o pai de Kevin, o Franklin, não sei porque mas na minha opinião ele teve grande parcela de culpa em que Kevin tenha se tornado o que ele é, o Franklin é daqueles pais em que acreditava e tentava justificar todas as coisas que o Kevin faziam desde sempre, ele tentava ser o pai que não existe, na verdade infelizmente existem pessoas assim, porém o Franklin me deixava com muita raiva desde o começo. Pelo seu tratamento a Kevin.

Enfim Precisamos falar sobre o Kevin é um livro que todos deveriam ler, por inúmeras razões, e perturbadoramente perfeito, fantástico!

E a pergunta que faço a vocês: Porque?


Então pessoal essa foi a resenha de hoje, espero que tenham gostado, se pensei que dei algum spoiler, estão completamente enganados, pois a história é muito mais profunda e complexa do que resumi em poucas palavras, e o que falar do final: chocante, inesperado, perturbador! Não se esqueçam de se inscreverem aqui no blog e curtirem nossa pagina no facebook, até mais!




0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores