background img

Festival Literário: Vara Para Pescar e Literatura Marginal

12 Dias de Festival e Economia Criativa


               O Vara para Pescar é uma iniciativa da escritora Viviane Viga Távora que iniciou em 2012 com o projeto: Vara Para Pescar- Teatro Amador, vencendo o prêmio Ensaiando um País Melhor. Porém foi encerrado no mesmo ano.
                Em 2013 e 2015 a Petrobras patrocinou o projeto Vara Para Pescar- Rede Colaborativa de Artistas e formou mais de 80 artistas como produtores culturais.
                Já esse ano (2016) o Vara para Pescar continua com a ideia de 2015 pretendendo reunir colaborativamente os artistas no litoral de São Paulo e Região para otimizar mais ações do ramo. 
                Com o apoio de todos os artistas da região, nasceu o Vara Para Pescar- Incubadora Criativa de Projetos, que atualmente incuba 5 projetos na cidade de Cubatão e tem a missão de incubar mais 5 projetos pelas cidades regionais, contando com o patrocínio da Petrobrás


Missão: Impulsionar o os artistas, produtores e demais profissionais ao empreendedorismo com criatividade.
Visão: Ser referência na formação para o empreendedorismo de artistas produtores demais profissionais do litoral paulista e das demais regiões.
Valores:  Inovação, criatividade, colaboração, responsabilidade social, valorização da cultura, sustentabilidade, respeito, honestidade e transparência.


                O projeto é uma grande oportunidade para os artistas da região e de todo o estado de São Paulo.  São vários projetos e muita força de vontade da equipe para ajudar todos os artistas. 
                Porém as nossas autoridades do Poder Executivo e legislativo não estão nada interessadas nos projetos que daria um Up aos jovens que estão perdidos. Onde estão as nossas autoridades brasileiras que não enxergam os artistas do nosso país?
                É muito interessante como no nosso país os políticos não se interessam nos projetos sociais que ajudam e mobilizam os jovens para a cultura e tiram muitos das perdições que o mundo oferece. Cadê os prefeitos, vereadores e secretários da cultura e educação que não veem os projetos de suas regiões?  As eleições estão chegando e te garanto que todos os políticos irão correr até nós para pedir votos e quando estão lá novamente, no poder, esquecem dos humildes artistas, que com muito sacrifício enfrentam um turbilhão de coisas para conseguir, pelo menos, ser conhecido em suas regiões. Quantos alunos estão esperando os diretores das escolas e os políticos se movimentarem para serem grandes artistas do nosso país.
                A palestra foi muito esclarecedora e deu para nós, artistas, entender o que é elaborar um projeto para a população e executa-lo. Precisa de muita mão na massa e não podemos jamais vacilar.
                Todos os trabalhadores do projeto estão prontos para atender qual artista for lá, é um trabalho muito sério e bem administrado, porém precisa mais do apoio do governo, que, como disse no item a cima, não está nem aí para a cultura e a arte regional e federal.
                Para o artista que tem interesse em realizar seu projeto cultural e for do estado de São Paulo, por favor, não deixe se inscrever e ler o edital do projeto idealizado pela Petrobras!
                
               










Literatura Marginal


O Vara Para Pescar está com uma ação chamada “Literatura Marginal” que visa a arte das periferias como o grafite, o rapper, e toda a cultura vinda das periferias. O idealizador do projeto é o professor de história Odair Pereira, conhecido no meio artístico como Close.
Vale a pena conferir o trabalho dele que está ajudando muitos jovens a achar o seu caminho na área artística e cultural.  Esse projeto ficará, como o outro, até o dia 10/04 (quarta-feira).

A baixo estará o link para conferir os locais e horários que ocorrerão os eventos.

http://www.varaparapescar.com.br/oportunidades

https://www.facebook.com/VaraParaPescar/?fref=ts

 


Não deixem de curtir nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/estudioliterario1/?fref=ts
E não deixem de nos seguir aqui no Blog! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores