background img

Entrevista com Josiane Veiga

Escritor: Josiane Veiga;
                             Editora: Amazon
                  Entrevistador: Gervania Silva



Josiane Veiga tem 32 anos, solteira. Mora no Rio Grande do Sul, do signo Aquário. Tem 14 livros publicados, entre eles Esmeralda. Muito atenciosa com seus leitores. Ela vai estar na Bienal esse ano, dias 02 e 03 do mês 09.

Gih: Olá Josiane, como esta? É uma honra estar aqui com uma escritora brasileira que está sendo tão falada.
Josiane: Nossa, nem sabia disso, obrigada.

Gih: Bom, hoje queremos saber mais sobre você e seu trabalho. Desde quando você escrever? De onde veio essa vontade?
Josiane: Eu escrevo desde os 10/12 anos, quando venci um concurso escolar de histórias. Nasci com isso, sempre gostei de escrever.

Gih: E seus familiares e amigos, te apoiaram desde o começo?
Josiane: As pessoas não acreditam que você tem capacidade até verem você ganhando dinheiro com isso. Raras são as famílias que veem futuro na arte, mesmo sabendo que os filhos têm talento. Acho que meu caso não difere dos muitos que temos por aí.
Gih: Quais são suas inspirações para escrever? De onde você diria que vêm suas ideias?
Josiane: Não sei, realmente.

Gih: Pra você a palavra Escritor representa o que?
Josiane: Alguém que escreve (risos).

Gih: Quais são seus escritores favoritos? Tem algum livro em especial?
Josiane: Moacyr Scliar, Alexandre Dumas e Erico Verissimo. Gosto dos clássicos, mas meu livro especial é Salto Mortal da Marion B.Z.

Gih: Você como uma escritora brasileira. Qual sua opinião sobre o mercado literário no Brasil? E sobre o reconhecimento da literatura brasileira?
Josiane: Eu sei que o momento é bom. Imagine viver de literatura anos atrás? Impensável. A maioria dos melhores autores que eu conheci tinham outros empregos, hoje sei de vários escritores que vivem do que escrevem.

Gih: Sobre o Wattpad. O que você acha dessa ferramenta, principalmente para os novos escritores?
Josiane: Fantástica. O Wattpad e a Amazon revolucionaram o mercado.

Gih: Qual profissão além de escritor você tem ou teria?
Josiane: Eu sou securitária. Mas, ser apenas escritora está começando a povoar as minhas ideias.
Livros:
Gih: Sobre seus livros com essa pegada de Romances Históricos. De onde surgiu a ideia? E quantos anos você tinha?
Josiane: Sempre escrevi, desde que me lembre. Não sei dizer de onde, eu acho que nenhum autor saberia responder algo assim. Ideias não surgem por padrão, elas simplesmente brotam.

Gih: E sobre o livro Esmeralda, você criou um mundo diferente, trouxe de volta Reis e a época medieval. Sua escrita é pesada e apaixonante, com muitos conflitos e problemas da sociedade até hoje. Como surgiu essa ideia?
Josiane: Obrigada. Eu adoro quando dizem que é uma escrita pesada. Um vlogueiro comentou, num vídeo, que ele dizia a si mesmo “vou parar de ler porque está me fazendo mal”, mas continuava a ler kkkk. Amo isso. Esmeralda eu criei aos 15 anos, não lembro como. Mas só escrevi depois dos 30. Levei mais de quinze anos amadurecendo a ideia.

Gih: Como foi ver o livro completo e impresso em mãos?
Josiane: O primeiro foi Rendição, e foi... foi muito impessoal. Eu achei que iria chorar, me emocionar, mas era como qualquer outro. Eu fico mais comovida com mensagens de carinho do que com o livro nos dedos.

Gih: Se você viajasse para o futuro, o que diria para você?
Josiane: Eu diria: Você deu o seu melhor, continue assim. Ninguém tem a vida perfeita, ninguém é feliz completamente. Viva com dignidade, e o resto não importa.

Gih: E se pudesse dizer algo para todos aqueles que estão começando. O que diria?
Josiane: Antes de assinar com uma editora, veja bem como será sua comissão. A obra é sua, não é justo você não lucrar com isso. Não acredite quando te dizem que você é o caldinho do babalu, autores bons têm as pencas. Seja humilde, escreva seus livros sem tentar desmerecer o trabalho de ninguém. Não persiga outros autores, nem se una a grupos que fazem isso. Não importa o que a pessoa escreva, não importa se você não concorda com aquilo. Censura na literatura sempre mancha aqueles que tentam censurar. E não ache que tudo vai ser fácil. Eu levei vinte anos para ter o reconhecimento que tenho agora. Você, provavelmente, levará menos porque possui um marketing fantástico chamado internet a disposição, que na minha época não existia. Porém, ele também pode te destruir, então, não faça besteiras.

Gih: Muito obrigada por tudo, por ter nos deixado conhecer um pouco mais sobre você e sobre esse seu trabalho maravilhoso. Eu desejo que você tenha muita sorte, que continue escrevendo e inspirando outras pessoas a escrever. Um grande beijo!     
Josiane: Agradeço o carinho. Mil beijos.


0 comentários:

Postar um comentário

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores