background img

Entrevista com o Escritor Braga Junior

Escritor: Braga Junior.
Entrevistadora: Gervania Silva

Braga Junior tem 42 anos, mora na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES). É casado, tem um livro publicado pela Editora Biblioteca 24horas A Lenda da Torre, e seu signo é câncer.

Gih: Olá Braga, como está? É muito bom poder estar aqui com mais um maravilhoso escritor brasileiro.
Braga: Olá, tudo bem. O prazer é todo meu de compartilhar as minhas experiências e as minhas expectativas. Desde já agradeço pela oportunidade e espero que vocês gostem da entrevista.

Gih: Bom, vamos começar descobrindo mais sobre você. Quando começou a escrever?
Braga: Na verdade vinha idealizando o projeto de escrever uma história há dez anos. Isso mesmo. Tempo, né? Porém, efetivamente comecei a escrever o livro em 2014.

Gih: E as pessoas ao seu redor, te apoiaram desde o começo?
Braga: Na verdade, poucas pessoas sabiam que eu estava desenvolvendo o projeto para realização de uma história. Quando estou escrevendo, não costumo a comentar com as pessoas alguns aspectos para não estragar as surpresas e evitar os spoilers.

Gih: As suas ideias você diria que elas vêm de que?
Braga: São várias as referências que utilizei para criar a obra. A principal foi a mitologia nórdica. As outras referências foram o poema épico Canção dos Nibelungos, uma história com personagens incríveis e reviravoltas impressionantes; músicas da banda Metallica e do cantor Sting e o jogos da série de vídeo game Final Fantasy, que possui histórias muitos fantásticas e grandiosas.

Gih: Você faz algum “ritual” quando se senta pra escrever ou até antes de começar?
Braga: Não. Apenas sento e começo a trabalhar. As coisas vão acontecendo naturalmente. A única coisa que costumo fazer é dar uma descansada ou uma esticada nos músculos após uma hora de digitação.

Gih: Você tem escritores favoritos? Quais?
Braga: São vários. Vou citar alguns que li recentemente.  Tolkien, Dan Brown, Stephen King, Alan Moore, Neil Gaiman e atualmente estou lendo um livro de Affonso Solano.  
Gih: E livros favoritos daqueles que levamos pra vida toda?
Braga: Também são vários como A Torre Negra, O Código da Vinci, O Senhor dos Anéis, O Hobbit (com um final emocionante), entre outros.

Gih: O que você diria sobre o reconhecimento do escritor brasileiro hoje em dia? E o mercado literário no Brasil?
Braga: Para quem está iniciando, é difícil, tem de correr muito atrás para que seu nome comece a aparecer e as pessoas comecem a perceber seu potencial. Em relação ao mercado literário, atualmente está mais fácil para ter seu livro publicado. O grande desafio, na minha opinião, é divulgar seu trabalho. Acho que as editoras não apostam muito em novos nomes. Apostar, eu falo em divulgar. Hoje, as redes sociais proporcionam esse tipo de divulgação. O custo é bem baixo e muitas vezes é zero. Vejo as editoras utilizarem muito pouco essa ferramenta para divulgar seus escritores iniciantes.  

Gih: Além de escritor que outra profissão você exerce ou queria exercer?
Braga: Sou bancário e musico nas horas vagas.

Livro

Gih: Agora vamos falar do seu trabalho. Quantos livros você já escreveu? E de quais gêneros eles são?
Braga: É o primeiro. A Lenda da Torre é um livro de fantasia para todas as faixas de idade.

Gih: Sobre A Lenda da Torre. Uma história com soldados, demônios, redenção e um mundo novo. É uma história densa, como foi        desenvolvê-la?
Braga: Como disse anteriormente, foi um longo período de desenvolvimento. Muita leitura, pesquisas e estudos. Tem um arco principal e outros paralelos que ocorrem simultaneamente. Também ocorre histórias em flashback.  Mas, tudo se desenvolveu bem rápido e dinâmico, afinal passei mais tempo estudando do que idealizando a história.

Gih: E vai ter uma continuação? Quais são os projetos pra esse mundo que você criou? (duologia, trilogia ou serie).
Braga: Sim. Quem leu o livro vai chegar à conclusão que haverá uma continuação. O projeto é para uma trilogia, podendo surgir um quarto livro. Isso vai depender se o leitor comprar a ideia. Mas, a trilogia sairá com certeza.

Gih: Para aqueles que estão no começo dessa carreira. O que você diria para eles?
Braga: Paciência, muito estudo, dedicação e perseverança. Fique preparado para receber alguns “não”.  Contudo, o “sim” vai chegar em algum momento.

Gih: Um recado pra você no passado?
Braga: Faria exatamente as mesmas coisas, porém um pouco mais cedo (risos).

Gih: Obrigado por nos contar mais sobre você e sua obra. Espero que continue crescendo como escritor, que sua carreira seja incrível. Te desejo tudo de bom na sua jornada. Um grande abraço!
Braga: Eu que agradeço a oportunidade. Muito obrigado pelas palavras de incentivo.
Aqui estão alguns lugares onde vocês podem encontrar ele:



Um comentário: Leave Your Comments

  1. Boa noite, pessoal. Muita gente tem reclamado da dificuldade em comprar o livro no site da editora. Quem quiser adquirir uma edição do livro num preço bem acessível é só entrar nesse link. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-790410360-livro-a-lenda-da-torre-_JM

    ResponderExcluir

Curta nossa página no Facebook!

Seguidores